"Todas as Idades são Contemporâneas"
A VIII Jornada de Residualidade é um evento organizado pelo grupo de pesquisa em "Residualidade Literária e Cultural", coordenado pelos professores Dr. Roberto Pontes e Dr.ª Elizabeth Dias Martins e apoiado pelo Departamento de Literatura da Universidade Federal do Ceará. O encontro tem por objetivos divulgar as atividades de pesquisa realizadas por alunos de Graduação e Pós-Graduação e possibilitar a troca de experiência entre alunos, professores e pesquisadores da UFC e de outras universidades.
VIII JORNADA DE RESIDUALIDADE
LITERÁRIA E CULTURAL
Prof.ª Dr.ª Ana Maria Machado
Departamento Línguas, Literaturas e Culturas| Centro de Literatura Portuguesa
Faculdade de Letras | Universidade de Coimbra
Prof.ª Dr.ª Cássia Maria Bezerra do Nascimento
Universidade Federal do Amazonas – UFAM
Doutora em Sociedade e Cultura no Amazonas pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM, 2014), com a tese Os Estatutos do Homem Thiago de Mello. Mestre em Letras, com área de concentração em Literatura Brasileira, pela Universidade Federal do Ceará (UFC, 2002), com a dissertação A Inovação Concreta em Xeque. Licenciada em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (UECE, 1999). Professora da Universidade Federal do Amazonas desde 2011. É líder do Grupo de Pesquisa LETRAR – Literatura em Estudos Transdisciplinares e Residuais, certificado pelo Diretório de Pesquisa do CNPq, e atua como docente nos Cursos de Letras e no Programa de Pós-Graduação em Letras da UFAM. Coordena o Programa de Extensão Universitária N-Linguagens, iniciado em 2012, e o Sub-projeto de Letras – Língua Portuguesa do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), iniciado em 2014.
Minicurso:
PROJETOS DE ENSINO DE LITERATURA NA ESCOLA: EXPERIÊNCIAS COM PIBID, PRÁTICA DE ENSINO E ESTÁGIO
Prof. Dr. Juan Ignacio Jurado-Centurión López
Universidade Federal da Paraíba – UFPB
Nasceu em Madrid, Espanha em 1965. Chega ao Brasil, depois de uma intensa atividade cultural no seu país de origem, em 1991. É formado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco, tendo obtido em 2006 o titulo de Mestre pela mesma. A sua Tese de Doutorado em Teoria da Literatura foi defendida em 2011. Desde 1994 até 2007 trabalhou como professor e Coordenador Cultural no Centro Cultural Brasil Espanha. Como coordenador cultural tem promovido numerosas exposições no Recife estabelecendo parcerias com instituições como a UFPE, o Museu da Imagem e do Som de Pernambuco, a Fundação Joaquim Nabuco, etc. Entre os anos de 1994 e 2000 dirigiu o Grupo de Teatro do Centro Brasil Espanha que encenou quase uma vintena de peças dos dramaturgos mais representativos da literatura espanhola. Tem proferido palestras sobre literatura e cultura espanhola em instituições como o Sesc (Santo Amaro), Prefeitura de Cabo Santo Agostinho, UFPE, etc. No ano de 2003 trabalhou, na qualidade de professor convidado, no Departamento de Letras da UFPE, como professor de Literatura Espanhola. Nos últimos anos tem centrado a sua atuação, assim como o seu objeto de estudo no campo da Literatura Espanhola e Latino-americana. Proferindo palestras e mini cursos em universidades da região nordeste do país. Motivado pelo tema do Doutorado, a literatura americana do século XVI é atualmente seu principal objeto de estudo. Prestando especial atenção aos textos produzidos pelas diferentes ordens religiosas durante os primórdios da colonização do Novo Mundo. De 2008 até 2009 foi Tesoureiro da APEEPE. Associação Pernambucana de Professores de Espanhol. Tem colaborado em todos os eventos organizados pela Associação. Em julho de 2009 é aprovado no Concurso de Professor Assistente de Língua e Literaturas espanholas pela Universidade Federal de Paraíba. (UFPB) onde trabalha atualmente como professor de língua e literatura espanhola e hispano-americana. Desde agosto de 2011 até 2014 foi também representante da área de Espanhol no Curso de Extensão da UFPB.
Palestra:
NOTÍCIAS E VESTÍGIOS DA CULTURA NÓRDICA NAS LITERATURAS HISPÂNICAS ATRAVÉS DO OLHAR BORGEANO
Prof. Dr. Roberto Pontes
Universidade Federal do Ceará /Cátedra Unesco/Faced
Poeta, crítico, ensaísta, tradutor. Professor na graduação e no Programa de Pós-Graduação, de Literatura Brasileira, Literatura Portuguesa e Literaturas Africanas de Língua Portuguesa da Universidade Federal do Ceará. Participante do grupo pioneiro dos estudos destas últimas, no Brasil. Introdutor do estudo das Literaturas Africanas, disciplina de caráter obrigatório, no currículo do Curso de Letras da UFC, tendo sido seu primeiro professor. É o criador do neologismo afrobrasiluso, para designar uma nova espécie de literatura de língua portuguesa. É membro da Cátedra UNESCO, da United Nations University - UNU, conveniada com a FACED/UFC. Sistematizador da Teoria da Residualidade, que já forneceu fundamentos teóricos para 32 dissertações de mestrado e 5 teses de doutorado tanto no Brasil quanto no exterior. Coordenador do Grupo de Estudos de Residualidade Literária e Cultural, que integra o Diretório de Pesquisas do CNPq. Outra contribuição teórica sua é a Teoria da Poesia Insubmissa. Integrou o Grupo SIN de Literatura que em 1968 imprimiu novo rumo às letras do Ceará. De 1995 a 1998 foi orientador das Oficinas de Poesia da Biblioteca Nacional (RJ). É mestre em Literatura Brasileira (UFC) e Doutor em Literatura Portuguesa (PUC-Rio). Membro efetivo do PEN Clube do Brasil (RJ) e representante do Brasil na Mesa Diretiva da Junta Mundial de Poesia em Defesa da Humanidade, sediada no Caribe. Sua atuação crítica e ensaística está em revistas e jornais brasileiros como Encontros com a Civilização Brasileira, Vozes, Poesia Sempre, Jornal de Letras, Tempo Brasileiro, Jornal de Letras, Suplemento Literário Minas Gerais, Poiésis, e inúmeras revistas acadêmicas. Em 2002 representou o Brasil no Primeiro Festival de Poesia de El Salvador, e em 2007, no XII Festival Internacional de Poesia de Havana-Cuba. Tem publicados 11 livros de poemas e 2 de ensaios.
Palestra:
TODAS AS IDADES SÃO CONTEMPORÂNEAS
Ana Maria Machado é professora na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e membro do Centro de Literatura Portuguesa da mesma universidade. Leciona nos cursos de Português para estrangeiros, na licenciatura de Português, no mestrado de Português Língua Estrangeira, Língua Segunda e de Tradução, no mestrado e doutoramento de Literatura de Língua Portuguesa: Investigação e Ensino e no doutoramento em Materialidades da Literatura. A sua investigação reparte-se por esses domínios: “A Literatura hagiográfica dos mosteiros de Santa Cruz de Coimbra e Santa Maria de Alcobaça” (2015), “Revisitações das histórias tradicionais – entre a pintura e a literatura” (2014), Cocoord. de Cristina Mello, Revista e Estudos Literários. Vol. 3. O Ensino da Literatura (2013), “Diarística e autobiografia no ensino. A construção do eu em Páginas e em O mundo à minha procura, de Ruben A.” (2008), “A literatura medieval nos novos programas do ensino secundário – mudanças e permanências” (2015), “Fiction character on electronic children literature. The case of Inanimate Alice” (2015), Membro da equipa de Acreditação de Manuais Escolares de Português do Ministério da Educação (2014-2017), Coordena o projeto “Adaptações literárias no ensino de Português língua estrangeira” (2015-2017), o Ciclo de Ações de Formação “Conteúdos literários dos novos Programas do Ensino Secundário” (2015-2017) e cocoordena o Subprojecto Materialidade do Livro, Ilustração e Livro de Artista.
Palestra:
INÊS DE CASTRO OU A ARQUEOLOGIA DA REINVENÇÃO: AS ADIVINHAS DE AGUSTINA BESSA LUÍS