top of page

Acerca da Teoria da Residualidade

O que é Residualidade?
 

A residualidade se caracteriza por aquilo que resta, que remanesce de um tempo em outro, podendo significar a presença de atitudes mentais arraigadas no passado próximo ou distante, e também diz respeito aos resíduos indicadores de futuro. Este último é o caso de artistas que, independente da estética à qual pertençam, incluem em suas obras uma linguagem precursora, sendo por isso comumente considerados artistas “avant la lettre”. Mas a residualidade não se restringe ao fator tempo; abrange igualmente a categoria espaço, que nos possibilita identificar também a hibridação cultural no que toca a crenças e costumes.

O que é o GERLIC?

 

Grupo de Pesquisa Estudos de Residualidade Literária e cultural, cadastrado no Diretório de Pesquisas do CNPq desde 2002.  Anualmente promovemos a Jornada de Residualidade.

 

 

 

 

 

 

Focalizando a Teoria da Residualidade e seus conceitos operacionais (resíduo, cristalização, mentalidade e hibridação cultural), a VIII Jornada de Residualidade caminha para a construção de um momento rico em discussões e socializações de conhecimentos que poderão compreender áreas interdisciplinares, como História, Antropologia, Filosofia, Psicologia, dentre outras.

É com muito prazer que convidamos toda a comunidade a participar de nossa VIII Jornada de Residualidade Literária e Cultural, que ocorrerá nos dias 18 e 19 de maio de 2017. A programação está em construção e será fornecida em breve, com atividades previstas para manhã e tarde.

As inscrições para comunicações orais, painéis e ouvintes já estão abertas e podem ser feitas na aba "Inscrições", onde você encontrará todas as orientações para efetuá-las.

Na expectativa de contarmos com a sua presença, colocamo-nos ao seu dispor.

Acerca da VIII JORLIC

bottom of page